terça-feira, 28 de junho de 2011

As Runas


Do ponto de vista histórico, a origem das runas é ainda um tema discutível com, no mínimo, quatro teorias, cada qual atribuindo a outras civilizações a responsabilidade por sua criação. Dentro da perspectiva mitológica, o surgimento das Runas é atribuído à Óðinn, a divindade máxima do panteão nórdico. Ele era um xamã, entre outras coisas, e como muitos xamãs ainda fazem nos dias de hoje, Óðinn se submeteu a uma experiência de "retorno da morte", por assim dizer, para alcançar o que podemos chamar de "iluminação". De lá para cá, os herdeiros do legado de Óðinn têm constantemente associado as Runas aos processos oraculares, às práticas talismânicas e à manipulação de forças naturais e sobrenaturais para um propósito definido pelo iniciado.
Lendas e testemunhos históricos dos primeiros romanos em terras nórdicas revelam o uso destes mesmos símbolos na predição do futuro e nas tentativas, nem sempre felizes, de alterá-lo. As Runas são benéficas e tolerantes; elas nunca o prejudicarão. Aprenda sua linguagem e deixe que elas lhe falem.

Entreveja a possibilidade de que podem proporcionar "um espelho para a magia de nossos Eus Conscientes", um meio de comunicação com as mentes consciente ou subconsciente que possuímos. Lembre-se de que está consultando um Oráculo, e não prevendo sua sorte. Um oráculo não fornece instruções sobre o que devemos fazer e tampouco prediz eventos futuros. Ele enfoca nossa atenção sobre os medos e motivações ocultas que virão a modelar nosso futuro, através de sua presença impalpável em cada momento que vivemos. Uma vez percebidos e reconhecidos, tais elementos são transferidos para o domínio da opção. Os Oráculos não nos absolvem da responsabilidade na seleção de nosso futuro, mas orientam nossa atenção para opçõe interiores que podem tornar-se os elementos mais importantes na determinação desse futuro.

O Baralho Cigano


 O baralho cigano foi constituído tendo base no mais conhecido oráculo do mundo o taro. Acredita-se que os ciganos até chegaram a utilizar as 78 lâminas tradicionais do taro, mas como é de natureza cigana, só utilizarem o que lhes são de origem própria, resolveram então adaptar as 78 lâminas em 36 cartas e assim surgiu o taro cigano. A criação de um oráculo próprio, define a originalidade de suas culturas, pois não queriam ficar limitados a símbolos e idéias que não os pertenciam. Podemos encontrar no taro cigano, imagens da vida inteiramente ligadas a natureza como rios árvores, animais, sintetizando a necessidade de liberdade de um povo que respeita e acredita no universo.

Os primeiros taro ciganos, foram fabricados a mão e estes eram passados juntamente com o conhecimento de mãe para filha, para que se pudesse dar continuidade a tradição. Alguns não concordam com o nome taro cigano, pois acreditam que as verdadeiras cartas ciganas são aquelas normais de jogar truco e por esse motivo que encontramos em muitos baralhos ciganos, os desenhos das cartas do baralho comum. A  estrutura do baralho cigano é basicamente feita nos 22 arcanos maiores do taro tradicional, ou seja, as lâminas mais importantes do conjunto e também em 14 lâminas dos arcanos menores. Então se somando os 22 arcanos maiores e as 14 lâminas dos arcanos menores, temos como resultado o número 36 apontando as 36 lâminas que constituem o  taro cigano. Não há diferença entre o baralho cigano e o taro cigano, pois os dois carregam em si a magia e a sabedoria de um povo abençoado por deus. Alguns estudos revelam que por volta de 1700, madame lenormand, uma francesa teve acesso ao verdadeiro taro cigano, numa visão simplificada as ciganas usar dois baralhos para fazerem as adivinhações, sendo numa versão simplicificada para o gadjos ( pessoa  não cigana) e o outro que cotinha muito mais símbolos e elementos que era usado restritamente para o povo cigano, mandou imprimi-lo e batizou-o de baralho cigano.

Origem Cigana

Muito se ouve falar sobre os ciganos mais pouco se sabe sobre suas verdadeiras origens.Talvez esteja aí a razão de esse povo ser tão amado e ao mesmo tempo tão odiado por muitos. A princípio não podemos afirmar que sabemos realmente de suas e de como surgiram. Toda informação que obtemos até o momento são considerados como meras suposições, cada uma com sua parcela de verdade, pois a cultura cigana sempre foi passada de geração para geração através da verbalização e não da escrita. Alguns acreditam que os ciganos tenham se originando da índia e da caldéia. Essa hipótese é sustentada devido à semelhança de crença, religiões e características físicas dos hindus. Outros ainda associam suas origens mesmo que não aceita por muitos à descendência dos judeus por terem em comum a peregrinação pelo mundo.

O que mais nos leva a ter em consideração esta possibilidade de ligação cigano e judeu nada mais é do que o simples fato do taro cigano ou baralho cigano, ter como base o taro, que por sua vez está ligado inteiramente a cabala junção de todo conhecimento judeu. Mesmo com todas essas informações, ainda se torna muito vaga a certeza da verdadeira origem cigana. Infelizmente, os ciganos tiveram sua chegada na Europa no século xiv, na Alemanha e na Espanha em meados do século xv e no Brasil por volta do século xvi. Suas origens sempre permaneceram obscuras e em volta delas se teceram lendas transmitidas por eles próprios ou criados entre os povos onde transitavam. Com toda certeza podemos afirmar que o povo cigano carrega sem si o mistério, a magia e a profunda sabedoria em relação ao universo. Livres como pássaro e amantes da natureza, compreendem a força que existe entre deus e o homem. Embora ainda não estejam ao nosso alcance as verdadeiras origens desse povo, nos é de grande contentamento, suas lendas e costumes que sempre nos encantam dentro de um mundo mágico!